sexta-feira, janeiro 27, 2006

Desigualdade e Violência

O que acontece quando se diz a dois seres humanos que não são iguais entre si?
O que faz um ser humano quando lhe è oferecido poder sobre o seu igual?
Seria eu capaz de cometer assassínio se me ordenassem?

Hoje choveu cá na ilha, tive que me abrigar na minha caverna. Aquecido por uma bela fogueira pude dedicar tempo à resposta destas questões. Não consegui nenhuma resposta até que das chamas me vieram imagens de um tempo distante: as experiências selvagens de académicos americanos dos anos 70.

O Homem pisa o seu semelhante se não o considerar seu semelhante. (wikipedia)
O Homem assassina o seu semelhante se lhe ordenarem. (wikipedia)

quinta-feira, janeiro 26, 2006

The Third Wave

Hoje uma ovelha contou-me uma história.
Ela disse-me que aquilo aconteceu mesmo, è real, sociólogos estudaram a história, jornalistas reportaram a história, os especialistas do costume comentaram a história.

"E depois?" perguntei eu emocionado; ela disse tristemente "Depois continuaram a haver jovens a acreditar nas mesmas patranhas como havia antes." È verdade, ainda há quem acredite nas velhas patranhas. A ovelha voltou ao seu pasto alegremente e eu fiquei a meditar...

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Ignorância Nacional

Admito que escrever contra "web logs" alheios è de uma baixeza extrema. Mas neste caso não resisti. Que fazer? A vida como eremita tornou-me amargo...

E mais amargo fico quando vejo sítios come este (não clique aqui). O que eu acho interessante nesse blog è haver um português a defender a supremacia eslava e germânica. Tenho visto muitas pessoas que tem vergonha de serem portugueses mas essa vinda de um nacional-socialista è sátira instantânea. Olha, è menos um xenófobo a dizer mal dos imigrantes ucranianos...

Os fascistas são uma barrigada de rir. Quando um gajo se farta de gozar com o marchar deles pode sempre começar a gozar com os ideais.

Quem não goza com ele e ao invés disso, munida do espírito de Sócrates, tenta martelar alguma cultura na cabeça de suástica do gajo è a alma caridosa neste fórum, e este sim è de leitura obrigatória.

domingo, janeiro 22, 2006

Mortal Kelections

Após várias semanas de Kombate, o lutador finalmente tem os adversários a seus pés. Ouve-se a voz trovejante do imperador Shao Kahn. "Finish them!" O lutador executa um último golpe. *FATALITY* "Kavaco wins! Flawless victorri! well done."

O povo rejubila, mas mal sabem eles que serão os próximos a levar nas orelhas…

Cunhas em Portugal?

Recebi há uns meses por correio electrónico este recorte do Diário da República.
Conheço poucos webmasters que ganhem tão bem, e neste caso trata-se apenas de um lugar de assessor. No dito correio electrónico um amigo meu tinha escrito que a nomeada era filha do ministro. Será possível que o ministro da justiça seja capaz de tamanha barbaridade?

Será que a conjuntura vai assim tão mal?

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Politica Spaghetti

O Poeta, o Chato e o Velho. Uma "mexican standoff" ao pôr-do-sol, no próximo domingo. Realização Sergio Leone com banda sonora por Ennio Morricone.

Será que o Poeta tem munições para um segundo round?
Não terá o Velho já perdido a rapidez de gatilho por que ficou famoso?
Será que o Chato percebe alguma coisa de duelos, visto que na faculdade de economia não se usa disso?
Não estarão as munições do Velho realmente no revólver do Poeta?
Será que o Chato consegue balear os outros dois com a primeira salva, ou vai ter que recarregar o revolver para resolver a coisa na segunda volta?

Man! Adoro "westerns"! Mal posso esperar pela segunda parte.

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Férias em Cuba

Ainda bem que não sou muçulmano, levar porrada não è o meu forte.

È um facto que não acredito em tudo o que leio. Admito que a ovelha que me trouxe esta informação era suspeita, anti-globalização e anarquista, provavelmente vai ser a próxima ovelha a enviar para o matadouro. O problema è que já não são só as ovelhas como esta que trazem, presas na lã branca, mensagens sobre abusos aos direitos humanos. Por agora são os coitados que acreditam no deus errado que sofrem, è na boa. O chato vai ser quando os filósofos eremitas começarem a ser arrastados para fora das sua ilhas e torturados. E depois meus amigos, quando os filósofos estiverem mortos e os fanáticos enterrados? Depois será a vez de qualquer ser humano que lhes apeteça, mas aì será tarde de mais.

domingo, janeiro 15, 2006

Definição de conjuntura.

Conjuntura (L. con+junctura), f. Encontro de acontecimentos; concorrência; situação embaraçosa; ocasião; oportunidade; ensejo.
in Dicionário complementar da língua portuguesa; Editora Educação Nacional, Porto

Era assim que se definia a palavra em 1971.

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Conjuntura presidencial, eu te desconjuro!

Quando "saì" de portugal (não teve nada a ver com cabeças a prémio por dizerem o que pensavam) e vim para a ilha grega, o lugar de Presidente da Repùblica era regular o bom funcionamento da nação e manter a independencia das instituições.

Daì que quando um naufrago algarvio chegou aqui à praia e me contou as novas da nação eu fiquei muito preocupado.

Seis candidatos. Um pretende ser presidente para controlar a política do governo, outro pretende proteger a política do governo, outro foi contra as forças polìticas e económicas e despeitou o lider do governo, outro foi designado pelo comité central para atacar o primeiro candidato e o governo, um outro apenas se candidatou para manter o protagonismo bacoco que goza e poder atacar o primeiro candidato, por ùltimo temos o Garcia Pereira que tal como o segundo candidato já devia ter mais juizo.

Apre!

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Não concordo com este amigo mas tenho que admitir que ele tem razão...

Achei graça foi a esta. Muito bem posta.