sexta-feira, janeiro 27, 2006

Desigualdade e Violência

O que acontece quando se diz a dois seres humanos que não são iguais entre si?
O que faz um ser humano quando lhe è oferecido poder sobre o seu igual?
Seria eu capaz de cometer assassínio se me ordenassem?

Hoje choveu cá na ilha, tive que me abrigar na minha caverna. Aquecido por uma bela fogueira pude dedicar tempo à resposta destas questões. Não consegui nenhuma resposta até que das chamas me vieram imagens de um tempo distante: as experiências selvagens de académicos americanos dos anos 70.

O Homem pisa o seu semelhante se não o considerar seu semelhante. (wikipedia)
O Homem assassina o seu semelhante se lhe ordenarem. (wikipedia)

3 Comments:

Blogger JG said...

Juntei estas duas experiências pois elas revelam algumas semelhanças entre a guerra ao terror e a alemanha nazi.
comentários?

sexta-feira, 27 janeiro, 2006  
Blogger andré raposo said...

Será assim tão difícil lutar contra essa conjuntura?

sexta-feira, 27 janeiro, 2006  
Blogger JG said...

Espero poder responder a isso no próximo artigo, Rasputine.

domingo, 29 janeiro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home