quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Gandhi Alma

Hoje atracou uma canoa cá na praia. Um colega meu, um babilónico da escola Zoroàstica, procurava uma ilha para ele. Convidei-o a passar partilhar o jantar comigo e expliquei-lhe que era eu era um Cínico fugido de um país europeu do séc. XX. Grave erro! Levei nas orelhas a noite toda, o que ele me disse em síntese è que o ser humano não è mau por natureza e, pelo contrário, luta como soldado ao lado forças do bem. Eu rapidamente lhe percebi a jogada e pontapeei-o com grave dano até à praia antes que ele demonstrasse que tinha mais direito à ilha do que eu.

Enquanto massajava o dedo do pé meditei nas palavras dele. Não concordo totalmente que o ser humano seja bom por natureza mas ele de vez em quanto aparecem seres humanos que "tiram o pecado do mundo" (não, não comento esse gajo). Houve um Indiano que há uns anos disse coisas que ainda não entraram na cabeça de muita gente:

"What difference does it make to the dead, the orphans, and the homeless, whether the mad destruction is wrought under the name of totalitarianism or the holy name of liberty and democracy?"

"An eye for an eye makes the whole world blind".

"There are many causes that I am prepared to die for but no causes that I am prepared to kill for"

Esse sim è que se aparecesse cá na ilha tinha todo o direito de ficar com ela.

2 Comments:

Blogger andré raposo said...

Grandes verdades, sim senhor!

quinta-feira, 02 fevereiro, 2006  
Blogger JG said...

Numa das manifestações anti-guerra há uns anos estava um velhote com um cartaz que dizia algo semelhante. dizia:

"To bomb for peace is like to fuck for verginity"

quinta-feira, 02 fevereiro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home